Crente pode ter árvore de Natal?

Cada crente tem a liberdade de decidir se vai ter árvore de Natal. A Bíblia não proíbe nem defende a árvore de Natal. A árvore de Natal como a conhecemos é uma tradição cristã, não pagã.

Ter árvore de Natal é pecado?

Não, ter árvore de Natal não é pecado. Algumas pessoas dizem que ter árvore de Natal é idolatria mas ninguém adora a árvore de Natal! As passagens da Bíblia que falam sobre árvores e idolatria se referem a duas situações:

O uso de madeira para esculpir um ídolo para adorar – 

A prática de rituais pagãos associados à fertilidade debaixo de árvores – 

Nenhuma passagem bíblica condena usar uma árvore como decoração. Se a árvore de Natal serve apenas para decoração, não é errado ter em casa. Usar decorações em tempos de festa é normal e aceitável. Quando Jesus entrou em Jerusalém, o povo decorou as ruas com folhas para celebrar sua vinda .

Por outro lado, ninguém é obrigado a ter uma árvore de Natal em casa. Se você não quiser ter, não tem problema! Siga sua consciência mas respeite a opinião dos outros .

Veja aquinosso vídeo sobre : cristãos podem celebrar o Natal?

Símbolos cristãos da árvore de Natal:

Estrela – a estrela que tradicionalmente fica em cima da árvore representa a estrela que guiou os magos até Jesus quando ele nasceu – 

Anjos – os anjos decorativos nos lembram a anunciação do nascimento de Jesus aos pastores – 

Luzes – Jesus é a Luz do mundo, que veio para iluminar nossas vidas, em meio à escuridão do mundo – 

Triângulo – o pinheiro tem uma forma triangular, que pode ser usado para explicar sobre a Trindade – Pai, Filho e Espírito Santo

Folhas – as folhas do pinheiro não caem no inverno, continuam verdes (o Natal é no inverno na Europa e em Israel); Jesus é uma esperança que não falha, mesmo nas estações mais difíceis da vida

Podemos usar esses símbolos para ensinar sobre Jesus.

A árvore de Natal tem origens pagãs?

Algumas tradições pagãs tinham coisas parecidas mas a árvore de Natal tradicional vem de uma tradição cristã.

Entre alguns povos pagãos era costume enfeitar a casa com folhas de árvore no inverno para lembrar a chegada da primavera. Outros usavam decorações com folhas para dar sorte ou afastar o mal. Mas os primeiros registros de árvores parecidas com a árvore de Natal moderna, com decorações e luzes dentro de casa, vêm da tradição cristã.

A tradição da árvore de Natal começou por volta do século XV ou XVI. Alguns dizem que Martinho Lutero foi o primeiro a fazer uma árvore de Natal em sua casa. Outra lenda conta que um pregador cortou um carvalho que os pagãos estavam a adorar e um pinheiro cresceu milagrosamente em seu lugar, mostrando que a mensagem do pregador era verdade.

A árvore de Natal se tornou popular na Europa a partir só século XVIII e XIX. Por essa altura já não tinha nenhuma associação com tradições pagãs, sendo uma prática cristã. O mais importante é conhecer o que a árvore de Natal significa hoje, em nossa cultura. Por enquanto, continua a ser uma tradição principalmente cristã.