Symphonic Slam é uma banda de Rock progressivo formada pelo Filandês natutalizado americano, Timo Laine, que foi um dos precursores no uso dos sintetizadores de guitarra. Seus companheiros de banda eram o baterista John Lowery e o tecladista David Stone.
Depois de tocar por um tempo no circuito de casas noturnas dos EUA, a banda se muda para o Canadá, e foi quando as coisas começaram a acontecer para eles. 
Suas apresentações na cena canadense, com fantasias e adereços, além do som extremamente técnico, chamou a atenção da A&M Records, que logo assinou um contrato, que culminou no álbum homônimo de estréia de 1976.
A turnê de lançamento do álbum foi um sucesso e a banda tocou ao lado de grandes nomes como Rush, King Crimson, Gentle Giant e Rolling Stones.
Logo em seguida, foram convidados de volta aos EUA (mais precisamente para a Califórnia) para trabalhar em um novo álbum. Entretanto o tecladista David Stone  deixa a banda para ingressar na Rainbow, de Ritchie Blackmore.
Essa deserção levou a A&M Records a reicidir o contrato. Porém, Laine volta para o Canadá e lança seu segundo álbum "Timo SS II", de 1978. Esse álbum foi lançado pela Lady records (um selo lançado pelo próprio Laine) e contou com Jimmy Haslip no baixo e Bob Winn na bateria. 
As seções de gravações desse álbum foram muito conturbadas. Em meio as gravações Lowery e Haslip decidem abandonar a banda. Ambos foram substituídos por Jan Uvena (bateria) e Noe Cruz (baixo).
Apesar dos arranjos bombásticos e melodias complexas, apenas 10.000 cópias foram impressas. E dessas, bem poucas foram vendidas. Por causa disso, Laine viu-se sem dinheiro para a distribuição do pertardo.
Porém, mesmo assim, Laine recusa-se a retornar aos EUA, pois não queria concorrer com a disco music. 
No início dos anos 1980, Laine encerra as atividades da banda e concentra-se em outros projetos.
Em 1999, Laine lança o álbum "Flying Guitars", com o nome de Slam. E em 2000, lança outro álbum chamado apenas de Slam.
Mas o retorno da Symphonic Slam só se deu em 2002, quando é lançado o álbum  "THE MONOTRIM PROJECT". No mesmo ano também é lançado o álbum "Beware of dog". Esse segundo álbum conta com  o baixista Noe Cruz, o baterista Bob Winn, e o estasiante vocalista Les Carlsen, da banda Bloodgood.
Em 2003 é lançado o álbum "Her Fire".
Em 2008 é lançado "GUITAR WORKS SPECIAL EDITION".
Em 2012 sai uma coletânea chamada "Best of Symphonic Slam". 
Em 2013 Timo Laine faz seu último lançamento, até então, o single "Paul and John".

DISCOGRAFIA:

1976 - Sinphonic Slam




1978 - Timo SS II




1999 - Flying Guitars (Slam)
SEM DOWNLOAD




2000 - Slam
SEM DOWNLOAD




2002 - The Monotrim Project
SEM DOWNLOAD




2002 - Bewere the Dog
SEM DOWNLOAD




2003 - Her Fire




2008 - Guitar Works Special Edition




2012 - Best of Symphonic Slam




2013 - Paul and John (Single)




2014 - Save your Soul (Single)
SEM DOWNLOAD





Cursos Zap